Notí­cias da VON: Clusteamento de Servidores Asterisk

Pelo Staff SearchVoIP.com

14 Sep 2006 | SearchVoIP.com

Nota relevante: O evento VON acontece todo ano nos Estados Unidos e que este ano aconteceu em Boston, é muito parecido com a nossa TELEXPO.

A Empresa Ranch Networks lançou Cluster Asterisk


A empresa Ranch Networks (RN) esta semana liberou sua tecnologia VoIP Matrix, que usa uma técnica, que está pendente de patente, para aumentar escalabilidade, confiabilidade e segurança por meio de clusters de servidores Asterisk.

A tecnologia VoIP Matrix permite as companhias e provedores de serviço(operadoras) combinar um ou mais servidores Asterisk com um ferramenta da RN, formando um PABX IP virtual que suporta numerosas ligações simultâneas. Como um cluster de servidor Web, a tecnologia VoIP Matrix pode suportar milhares de ligações simultâneas usando um cluster de servidor Asterisk, e unidos com a ferramenta RN, ela assegura zero queda de chamadas e prioriza o tráfego de dados.

A tecnologia da RN junta a media RTP entre os pontos finais SIP, que permite que a media trafegue sem interrupção, mesmo se um servidor Asterisk ficar fora do cluster. Todas as chamadas novas são então distribuídas entre os demais servidores/PABXs restante do cluster. A técnica permite aos usuários adicionar mais PABXs ao cluster conforme cresça suas necessidades de ampliação do sistema.

Os usuários podem acessar o PABX IP virtual usando um único endereço IP e MAC. Cada servidor Asterisk usado para formar o PABX IP virtual dentro do cluster é monitorado usando trocas de mensagens de saúde do SIP. Se um PABX parar de responder, ele será retirado do cluster. A tecnologia VoIP Matrix também permite aos usuários adicionar um novo servidor PABX IP em tempo real, bem como remover um PABX IP existente para manutenção sem interrupção do sistema.


Formada Aliança de Voice e Vídeo

Vários fabricantes tem formado um grupo para estabelecer a Aliança de Qualidade para Voz e Vídeo sobre IP (V2oIP), um grupo pensado para ajudar a compartilhar e dar suporte e ditar a direção das questões de qualidade da Voz e Vídeo sobre IP.

A nova aliança combina a experiência de fornecedores chave de tecnologia, operadoras e indústria para definir as melhores práticas e educar o mercado sobre as tecnologias relevantes, padrões e desenvolvimento de métodos.

A V2oIP compreende fabricantes, provedores de serviço(operadoras) e expecialistas da indústria que desejam incentivar a adoção da Voz e Vídeo sobre IP e garantir sua qualidade.


VoIP avança para HD


Esqueça sobre televisão de alta definição (HDTV), VoIP agora vai seguir hi-def.

A Polycom Inc. esta semana revelou o Polycom HD Voice, dando ao telefone de escritório uma qualidade de voz igual a de uma pessoal falando na sua frente, com qualidade de voz de alta fidelidade. Em movimento paralelo, o fabricante também lançou o SoundPoint IP 650, o primeiro telefone de mesa VoIP do mundo com característica do Polycom HD.

De acordo com a Polycom, o telefone HD impulsionará a clareza, qualidade e aumentar a riqueza de características dos telefones existenstes e dos VoIP tradicionais.

O SoundPoint IP 650 vai suportar muitos serviços e aplicações, bem com um micro-browser para acessar aplicações baseadas em XHTML.

O software Polycom SIP 2.0 do telefone suporta Microsoft Live Communications Server 2005 para telefonia e presença, e integra-se com o cliente Microsoft Office Communicator Instant Messenger. O telefone também ter uma porta USB para futuras aplicações.

No modo standalone, o SoundPoint? IP 650 acomoda seis linhas, e com um módulo expansor ele pode tratar 12 linhas ou 24 ligações concorrentes. O telefone exibe suas capacidades por meio de um display LCD, menu de navegação e uma combinação de 26 teclas físicas dedicadas e quatro teclas sensível a contexto. O SoundPoint IP 650 também inclui um switch Ethernet de duas portas e embute Power over Ethernet auto-sensitivo, e ele pode ser provisionado centralizadamente e atualizado a partir de um servidor FTP, TFTP, HTTP ou HTTPS.

 

 
< Anterior   Próximo >

Apoio


 

Blog


Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to www.voipmania.com.br:80 (Unknown error) in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

fsockopen error:

Login






Perdeu a senha?
Cadastre-se agora!
Advertisement

Enquete

Meu dia a dia com o Asterisk é: