Asterisk no Mercado Corporativo

 O texto original em Inglês escrito por
Justin Korelc
18/09/2006
Pode ser conferido no link:
http://searchvoip.techtarget.com/tip/0,289483,sid66_gci1215336,00.html?track=NL-85&ad=563889&asrc=EM_NLN_547817


Asterisk no Mercado Corporativo: Benefícios e Melhores Práticas para Estratégia de Adoção por parte do Negócio

O Asterisk continua sua campanha como uma solução VoIP híbrido de plataforma aberta e PABX com ótima relação custo beneficio que fornece de produtos de software e hardware até serviços e suporte. A Digium – companhia criadora do Asterisk – ostenta que as vendas dobraram de poucos anos pra cá, atualmente lucra mais de 10 milhões de dólares anualmente e vê crescer o número de downloads de mil por dia. A firma de investimento Matrix Partners, um investidor em software livre, recentemente injetou outros 13,8 milhões de dólares nos cofres já cheios da Digium para ampliar o desenvolvimento do Asterisk com características de primeira linha e criar outras robustas no mercado de software livre.

Existem os pros e os contras a toda solução de software livre, especialmente no terreno corporativo, e o Asterisk tem um conjunto completo de características, funcionalidades e adaptabilidade para suportar uma variedade de necessidades e circunstâncias. Este artigo destaca alguns desses pontos altos e compartilha um ponto de vista do nível de maturidade que o Asterisk atingiu.


Por que usar o Asterisk?

Um conceito equivocado muito comum sobre a configuração do Asterisk e a operação é de que ele requer adeptos com expertise em Linux. A Digium oferece serviços e equipe de suporte para dar sustentação técnica ao longo de todo o processo, portanto, tornando o Asterisk acessível a qualquer ambiente corporativo. A Digium cobre todas as áreas da solução completa de PABX até placas que são acrescentadas especialmente ao Asterisk (também produzido pela Digium) e suporte técnico na resolução de problema.

Os benefícios com a redução de custos desta solução aberta não é tão importante para as corporações que já tem uma infra-estrutura PABX/VoIP existente, mas os custos são definitivamente um fator para os compradores num primeiro momento desta tecnologia. O Asterisk usa o Linux, que é conhecido por funcionar e jogar bem com o hardware x86/AMD legado (entre outros) – o que quer dizer que uma commodity como de um servidor Asterisk pode ser montado a partir de componentes catados no mercado ou mesmo existentes dentro de casa. Isto proporciona um excelente custo benefício alternativo a produtos PABX prontos que pode variar entre cinco a dez de milhares de dólares. Comparativamente, uma solução simples de PABX parte de uns 1000 dólares e cresce de acordo com a configuração de cada caso.

A consolidação é outro benefício chave, onde o servidor de voicemail e o de fax são combinados em um único servidor com quantidade massiva de espaço de armazenamento. Um número de interfaces gráficas de usuário existe para os propósitos de gerenciamento do Asterisk. Este conjunto de interfaces de configuração tal como a da Intuitive Voice Technology para pequenos a médios negócios, e para painéis de controle como o da Third Lane Technologies para provedores de serviços.

Certamente, a Digium não é a única companhia que monta com sucesso suas próprias soluções Asterisk – um contingente bastante crescente de fornecedores também fornece sistemas completos tal como o sistema IP PBXtra da Phonality para configurações customizada de cliente que possui características de padrão corporativo que começa por menos de 1000 dólares. A Phonality igualmente coloca em um painel de controle no formato Web para facilitar as tarefas de gerenciamento diário.


Melhores práticas Asterisk

O Asterisk vem de duas formas: um pacote livre e uma solução de primeiro nível vendida ao cliente final. A solução de primeiro nível é montada sobre a versão livre e fornece características adicionais de segurança e de voz aos clientes corporativos dos produtos Asterisk; ele também inclui suporte para driver proprietário ao contrário da variante livre. Escolher um entre os dois de acordo com o custo de contração ou usar o serviço esporádico de uma equipe de suporte para integração e manutenção do sistema interno, onde tal suporte já não é fornecido por natureza.

Uma vantagem distinta da versão paga é a adição de um módulo firewall chamado “net-sec”, que abre e trava portas dinamicamente quando necessário, proporcionando alto grau de segurança. Ele também simplifica a instalação com inclusão de uma plataforma Linux customizada montada somente com os módulos do Linux necessários para compilar, instalar e rodar o Asterisk para as corporações usando somente uma única imagem de CD.

Fazendo escolhas de produtos e serviços de acordo com as necessidades individuais do negócio: Onde existe uma carência de suporte Linux interno, busque o suporte na Digium ou outra empresa de suporte que fornece assistência especializada em telefonia. O última versão do business edition contem uma variedade de novas características, incluindo o mecanismo LumenVox? Speech Engine e o sistema Cepstral Text-to-Speech? (mecanismo que converte linhas de texto em fala), alguns dos quais pode exigir treinamento adicional para uso e melhores práticas – novamente, a Digium tem coberto isso com seu próprio training services .

Ausência de padrão de prestador de serviço, tanto em termos de consoles de gerenciamento quanto em soluções completas, dá ao Asterisk flexibilidade adicional de desenvolvimento e escolhas para clientes corporativos potenciais. Administradores e integradores de sistemas podem gastar muito tempo buscando e comparando entre um variado número de opções de console de gerenciamento para achar uma opção certa que satisfaça os vários requisitos de qualquer negócio em particular.

Por último, a liberdade de escolha com o Asterisk é o benefício mais poderoso de todos. O Asterisk está na vanguarda do sucesso das opções abertas e merece o crédito para sua adoção no ambiente corporativo, e, ainda, ele é modular o bastante para se tornar escalável para satisfazer a muitas exigências.


About the author:
Justin Korelc is a longtime Linux hacker and system administrator who concentrates on hardware and software security, virtualization and high-performance Linux systems. He contributes regular articles in several areas of network deployment, server management and information security, using mostly open source solutions. 

 
< Anterior   Próximo >

Apoio


 

Blog


Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to www.voipmania.com.br:80 (Unknown error) in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

fsockopen error:

Login






Perdeu a senha?
Cadastre-se agora!
Advertisement

Enquete

Meu dia a dia com o Asterisk é: