Como se portar em listas de discussões
Muito se fala de netiqueta, mas parece que ninguém da muita bola para isso, principalmente em listas de discussão, fóruns ou em comunidades.

Vou dar algumas dicas que fui aprendendo participando destas listas e comunidades e outras que aprendi lendo artigos espalhados pela internet. Mas nada como aprender pela pior maneira, fazendo o que não devia, ou seja, não "me comportando" hehehe.

É claro que as dicas que darei aqui não são gerais, ou seja, não são válidas para todas as listas do mundo, existem listas e listas. Algumas são mais exigentes, outras mais relaxadas. O que pretendo passar é como não ser ignorado quando fizer uma pergunta e também como não ser "chato" ao dar uma reposta.

Listarei aqui algumas dicas e no final darei alguns exemplos comuns de pessoas que seriam facilmente ignoradas nas listas e como "corrigir" a forma de perguntar.

  • Ao perguntar qualquer coisa, mostre que você tentou resolver o problema, mostre até aonde você conseguiu chegar, mostrar que você se esforçou, muitas vezes anima alguém em te responder por estar colaborando com alguém interessado.
  • Mostrar interesse é outro ponto importante, ninguém está interessado em ajudar alguém que se mostra pouco interessado com o seu próprio problema, normalmente isso ocorre quando a pessoa esta tirando uma dúvida sobre algo que precisa fazer para a faculdade ou trabalho. Por mais que sua dúvida não motive você, aparente estar motivado à resolve-lo.
  • Seja educado. Nada pior do que abrir seus e-mails ou sua lista de discussão e ler mensagens com "palavras de baixo calão" (leia palavrão), ou alguém praticamente mandando a lista resolver o problema para ele.
  • Seja paciente, não poste a mesma pergunta várias vezes para a mesma lista e nem em diversas listas. Não é só você que participa de várias listas ao mesmo tempo, e ninguém gosta de receber várias vezes a mesma pergunta.
  • Colabore com os outros participantes também. O sistema de uma lista é simples: um ajuda o outro. Portanto, um dia o outro ajuda o um. Não deve funcionar como suporte técnico e sim como uma lista de discussão (como o nome sugere).
  • Se ninguém respondeu a sua pergunta, isso não é motivo para mandar uma mensagem para a lista reclamando. Existem algumas causas para uma pergunta ficar sem resposta. Você pode ter sido um "e-mala" (veja o link no final), ninguém tinha ideia de como resolver o problema ou o trafego na lista foi muito intenso e sua mensagem foi parar "lá em baixo". Portanto, nestes casos, o certo é ter paciência e esperar.
  • Poste sua mensagem aonde ela faz sentido. Por exemplo, não poste uma dúvida especifica sobre o samba (servidor, não a música hehehe) numa lista do debian, a não ser que a dúvida envolva samba + debian, mande para uma lista que fala especificamente sobre samba. Esse tipo de post também é conhecido como "Off-topic" (algo como "fora do assunto") e é um dos mais odiados pelos administradores das listas e fóruns.
  • Não coloque o e-mail da lista na sua lista de e-mails de amigos, para evitar problemas, como por exemplo, quando você hablitar o sistema de auto-resposta do seu email para seus amigos saberem que voê está viajando, a lista não receber esse email também.
  • Adicione o e-mail da lista no seu anti-spam (para não bloquear, é claro!), para evitar que o pessoal da lista fique recebendo mensagens do seu anti-spam pedindo para confirmar o envio do e-mail.
  • Não envie uma mensagem para a lista perguntando: como eu paro de receber os e-mails dessa lista? Ou: Por favor, descadastrem meu e-mail! Normalmente no rodapé das mensagens vêm as informações necessárias para fazer esse tipo de coisa. Em último caso, peça ajuda apenas ao moderador da lista (em pvt).
  • Assinaturas cheias de informações ou desenhos (ASCII) não levam a nada, apenas mais lixo pra caixa postal dos membros da lista.
  • O assunto da mensagem deve ser bem objetivo. Por exemplo, você quer ajuda sobre um comando ywx, no assunto, não coloque AJUDEM-ME POR FAVOR!, coloque algo como Uso do ywx. Mensagens com assuntos como o primeiro tendem a ser ignoradas por não chamar a atenção do membro da lista. Já o segundo assunto tende a ser observado, principalmente por pessoas que conheçam bem o comando ywx.
  • Use o português (ou inglês ou seja lá qual for o idioma falado) corretamente, evite abreviações e erros gramaticais.
  • Use o idioma certo na lista certa. Não adianta mandar mensagens em português para uma lista onde só se fala alemão.

Resumindo, tenha bom senso, seja educado, seja claro, seja paciente, tenha espirito colaborativo, lembre-se sempre de que as listas estão lá porque tem gente colaborando, portanto não é um direito seu, e sim um privilégio participar das listas.

Exemplo de mensagem

 Assunto: Ajudem por favor!
 De:  Este endereço de email está protegido de spam bots, necessita ter o Javascript activado para o poder visualizar
 para:  Este endereço de email está protegido de spam bots, necessita ter o Javascript activado para o poder visualizar
 
 Olah, to kerendo baixar o programa YxZ.... comu baixa?
 --
 Fulano de tal
 
 \      /
  \    /
   \  /
    \/
     |
     |    e a h !


Um jeito "melhor" para se escrever essa mensagem:
 

    Assunto: Programa YxZ, aonde baixar?
    De:  Este endereço de email está protegido de spam bots, necessita ter o Javascript activado para o poder visualizar
    para:  Este endereço de email está protegido de spam bots, necessita ter o Javascript activado para o poder visualizar
 
    Boa tarde lista,
 
    Estou tentando fazer o download do programa YxZ mas não acho em
    nenhum lugar, ja olhei no apt, dei uma pesquisada no google e nada,
    será que alguém sabe aonde eu consigo?
 
    Obrigado!
    --
    Fulano de Tal

Essa mensagem teria muito mais chance de ser respondida por algum membro da lista.


Alguns links úteis

Fonte: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060217.php
Colaborador: Bruno Gola
 
Próximo >

Apoio


 

Blog

A feed could not be found at http://www.voipmania.com.br/blog/rss

Login






Perdeu a senha?
Cadastre-se agora!
Advertisement

Enquete

Meu dia a dia com o Asterisk é: