Perguntas cruciais sobre o Asterisk

Perguntas quentíssimas sobre a plataforma aberta de PABX do Asterisk

Como pode um PABX em software livre ser útil às empresas?

Tradução AsteriskBrasil: Cléviton Mendes

 

A plataforma de PABX Asterisk existe a uns nove anos e tem atraído o interesse de uma gama enorme de usuários finais bem como de empresas buscando expandir o software básico ou adicionando periféricos para torná-lo mais atrativo aos usuários potenciais.


Aqui estão algumas perguntas e respostas para ajudá-lo a familiariza-se com o Asterisk.

 


 

O que é o Asterisk?
O Asterisk é um PABX de código fonte aberto escrito por Mark Spencer que está disponível para download gratuito. Uma versão beta gratuita de demonstração de uma versão simplificada chamada AsteriskNow também está disponível.

 

O software suporta um PABX independentemente ou pode funcionar como um gateway entre os velhos PABXs TDM e as redes IP. Ele inclui recursos como voicemail, conferência, distribuição de chamada e menus de voz (URA), entre muitos, e muitos outros recursos.

 

O Asterisk roda sobre os servidores Linux, Solaris, Mac OS e NetBSD, FreeBSD e OpenBSC.

 

A plataforma suporta os protocolos SIP, MGCP, H.323 e o Inter-Asterisk Exchange (IAX).

 

 

Quão popular é o Asterisk?
A Digium, a companhia criada por Spencer para financiar o Asterisk, reportou que mais de 1 milhão de downloads somente em 2007, e a companhia foi fundada em 1999. Isso não quer dizer que todos esses downloads são realmente usados para suportar redes de telefone, mas isso mostra um interesse considerável.

 

Fornecedores que incorporam o Asterisk dentro das plataformas comercial de PABX não reportam estatísticas de vendas, de acordo com a Infonetics Research, que rastreia vendas de PABX IP. É gozado, uma sondagem feita em empresas sobre PABXs IP em 2007, das 240 que responderam, apenas dois de disseram que eles usavam uma plataforma Asterisk.

 

 

O Asterisk pode suportar quantos telefones?
A maior implementação que a Digium sabe a respeito, está na Universidade da Pensilvânia que possui mais do que 10000 telefones.

 

 

Por que eu desejaria usar uma plataforma de PABX sem suporte?
A razão principal é preço – zero para o software. Se você tem tempo e conhecimento técnico, você pode instalar para economizar bastante inicialmente na implementação do sistema. Mais adiante você pode economizar de fato mais se você tem o recurso técnico para manter o sistema, atualizar e modificá-lo para ajustá-lo à suas necessidades. De fato com o hardware barato, a redução de custo pode ser significativa, até 90% de redução de preço de um PABX disponível comercialmente.

 

Dito isso, existem potencialmente o lado ruim, o suporte é um ponto importante a considerar. Para empresas que tem tamanho considerável onde o Asterisk poderá servir – com até centenas de usuários – gente de telefonia pode não existir. Pode ser necessário usar a ajuda profissional não importando qual o sistema telefônico eles escolherem.

 

Isso pode ser resolvido usando um dos muitos integradores que é especializado em implementações Asterisk, optando por um pacote Asterisk simplificado ou pré-configurado disponível de certos fornecedores e ir com vontade aos grupos de suporte Asterisk com membros de plantão para se ajudarem entre si.

 

 

Qual é o custo de uma appliance comercial do Asterisk?
Um appliance básico custa em torno de $1,000 a $1,500. Vários fornecedores vendem contratos de suporte adicional e hardware periférico, incluindo telefones.

 

Comercialmente, essas plataformas melhoradas vêm com algumas vantagens, como o hardware customizado dos appliances em oposição aos PCs modificados. Eles também vêm com software periférico que pode acrescentar funcionalidades não padronizadas, mas que também fornece interfaces gráficas ao PABX que o torna mais simples de configurar e customizar para uso individual. Outras opções software incluem software de desktop para configuração individual de preferências do usuário final e ferramentas de integração de capacidades VoIP do Asterisk dentro das aplicações das empresas.

 

 

Qual é o requerimento mínimo que Eu preciso para instalar o Asterisk?
Você necessita de um servidor compatível equipado com cartões WAN customizado que suporte o Asterisk, adaptadores de telefones para telefones analógicos (ATA) ou telefones IP compatível com o Asterisk.

 

Você precisa configurar um plano de discagem que permite encaminhar ligações entre os telefones e configurar as várias funcionalidades de chamada que você deseja usar.

 

 

Como eu posso acrescentar funcionalidades customizadas ao Asterisk?
O Asterisk tem uma interface de programação aberta chamada de Asterisk Gateway Interface (AGI) que deixa os usuários escrever programas em C, Perl e PHP, e os aplica à plataforma Asterisk.

 


Existem alternativas livres ao Asterisk?
Sim. Elas incluem sipX, OpenPBX, PBX4Linux, Yate e FreeSwitch.

 

 

Quem é Mark Spencer e por que ele criou o Asterisk?
Mark Spencer é um engenheiro de computação que tem créditos pela sua autoria do código fonte do software Pidgin, cliente de mensagens instantâneas. Quando ele iniciou seu próprio negócio de serviço e suporte técnico ele achou que não tinha dinheiro suficiente para comprar um PABX para o seu negócio. Usando sua bagagem de programação e conhecimento de Linux, ele escreveu seu próprio software PABX, que se tornou o Asterisk.

 

 

De onde vem o nome?
No mundo dos comandos Unix, o símbolo asterisk (*) quer indicar “tudo”. Então o comando rm *.txt quer dizer apagar tudo ou apagar todos os arquivos que terminam em .txt.

 

 

 
< Anterior   Próximo >

Apoio


 

Blog


Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to www.voipmania.com.br:80 (Unknown error) in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

fsockopen error:

Login






Perdeu a senha?
Cadastre-se agora!
Advertisement

Enquete

Meu dia a dia com o Asterisk é: