Desempenho do OpenSER e SER

 

As medidas de desempenho deste tutorial foram extraídos do tutorial original da página da empresa norte-americana Transnexus.

O texto original pode ser conferido aqui:http://www.transnexus.com/White Papers/OpenSER-SER_Comparison.htm

 

Tradução AsteriskBrasil: Cléviton Mendes

 

 


 

Resultados de Performance do OpenSER e SIP Express Router

Frequentemente nós escutamos perguntas do tipo:

  • Quão rápido é o OpenSER ou o SER em um ambiente do mundo real?

  • Como comparar o SER e o OpenSER?

 

Decidimos responder a estas perguntas e criando um teste de desempenho detalhado para o OpenSER e o SIP Express Router. Para simular um ambiente de produção, o proxy SIP submetia queries de testes a um servidor OSP externo requisitando por informação de roteamento para cada uma ligação e ligava e então gravava o relatório detalhado da ligação em um servidor OSP externo. Cinco destinos são retornados ao Proxy SIP para cada ligação em ordem aleatória. Quatro dos cinco destinos simulam cenários de falhas de sorte que o proxy SIP precisa tentar de novo a ligação em uma média de duas vezes antes da ligação ser completada com sucesso. Estes testes foram executados sobre um ónico core de uma CPU Xeon Intel 5140 2.33 GHz.

 

Aqui está um resumo do que nós aprendemos. Para todos os detalhes do teste, click aqui.

 

  • A performance do OpenSER V1.2 e SER 2.0 não são materialmente diferentes, contudo, existem duas pequenas diferenças.
    • SER V2.0 requer menos memória.
    • OpenSER V1.2 possui menos post dial delay.

  • Em todas as medições, o OpenSER V1.2 é significantivamente melhor do que o OpenSER V1.1.


  • Para operação de produção (com tentativas de ligação e gravação de CDR), nós sugerimos o seguinte guia simples para dimensionamento do hardware servidor para operar com 60% de utilização de CPU com o OpenSER V1.2 e o SER V2.0:

 

Um GHz de capacidade de processamneto de CPU pode gerenciar 60 ligações por segundo.

 

Por exemplo, um servidor com duas CPUs, dual core, 3.0 GHz teria efetivamente (2 CPUs * 2 cores * 3 GHz por CPU) doze GHz de capacidade de processamento de CPU. Esse servidor, rodando tanto o OpenSER V1.2 quanto o SER 2.0, seria capaz de gerenciar 720 ligações por segundos com aproximadamente 60% de utilização de CPU.

 

 

Utilização de CPU

 

O gráfigo seguinte traça a utilização de CPU como um função do número de ligações por segundo. Os resultados para o OpenSER V1.2 e SER 2.0 são idênticos. A performance do OpenSER V1.2 é 13% melhor do que o desempenho do OpenSER V1.1.

 

 

Uso de Memória

 

Memória não é a principal exigência de recurso, mesmo em altas cargas. O SER 2.0 tem menor exigencia de memória.

 

 

Post Dial Delay

 

Os dados do gráfico seguinte é uma indicação indireta do Post Dial Delay (PDD). Os dados apresentados é a percentagem de ligações em cada um dos testes que experienciou um PDD maior do que seis segundos.

 

 

Ligações Completadas

 

O gráfigo seguinte apresenta a percentagem de ligações que não foram completadas com sucesso em cada um dos testes. Quando a utilização de CPU chegou a menos de 90%, tanto o OpenSER V1.2 e tanto o SER 2.0 completaram todas ligações com successo.

 

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >

Apoio


 

Blog


Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to www.voipmania.com.br:80 (Unknown error) in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

fsockopen error:

Login






Perdeu a senha?
Cadastre-se agora!
Advertisement

Enquete

Meu dia a dia com o Asterisk é: