IAX versus SIP

Data: Seg, 5 de Julho de 20004 De: Mark Spencer markster@digium.com

Deixe-me sumarizar algumas diferenças entre SIP e IAX, e isto poderá ajuda-lo na decisão de qual deles é o melhor para você.

  1. IAX é mais eficiente do que o RTP para qualquer número de ligações e qualquer codec. O benefício é algo como 2.4Kbps para uma única chamada podendo até trplicar o número de chamadas possívei a cada 1Mbps com o codec G.729. esta medição é feita no nível de rede(MAC) e o canal em modo trunk.
  2. IAX é um elemento de informação codificado ao invés de ser codificado como ASCII. Isto torna as implementações substancialmente mais simples e mais robustas contra ataques de buffer overflow, pois não existe a necessidade de interpretação(parsing) de texto. O tamanho de uma sinalização IAX é fenomenalmente menor que as do SIP, mas isto não significa nada se a implmentação não fôr grande o suficiente, onde várias requisições de registro são frequentemente realizadas. em termos gerais, IAX2 é mais eficiente na sua codificação, decodificação e verificação da informação, isto torna difícil a não compatibilidade de uma implementação IAX feita por um autor e outra feita por outro autor, pois muito pouco é necessário para a interpretação de código.
  3. IAX tem uma separação clara entre as camadas 2 e 3, significando que tanto a sinalização quanto o áudio, tem estado definido, são transmitidos robustamente de maneira consistente. Quando uma chamada termina abruptamente, a chamada irá terminar de maneira tranqüila, mesmo que não exista áudio e/ou sinalização. SIP não tem este tipo de mecanismo, e sua confiabilidade do ponto de vista de sinalização é obviamente pobre, necessitando de padrões adicionais dentro do seu código RF3261.
  4. Os modos unificados de sinalização e tráfego de voz permite ao IAX fluir de forma transparente por NAT´s e proporciona a um Administrador de firewall ter que abrir somente uma porta para permitir o seu uso. Ele não requer que um cliente IAX saiba absolutamente nada a respeito da rede na qual ele está em operação. Colocado de forma mais clara, nunca existirá uma situação que possa ser criada pelo firewall na qual o IAX não consiga completar uma chamada e não seja capaz de passar o tráfego de voz (exceto, é claro, se não existir banda suficiente).
  5. O sistema de transferência autenticada do IAX permite você transferir voz e controle de chamada de um servidor-de-meio de um jeito robusto de tal forma que se as duas pontas não poderem se verem por alguma razão, a chamada continua através do servidor central.
  6. O IAX separa claramente o Caller*ID do mecanismo de autenticação do usuário. O SIP não tem um método claro de fazer isso a não ser que o Remote-Party-ID seja usado.
  7. O SIP é um padrão do IETF. Apesar de existir alguma documentação recente cortesia de Frank Miller, o IAX ainda não é uma publicação padrão neste momento.
  8. O IAX permite a uma ponta verificar a validade de um número de telefone para saber se o número está completo, possa ser completado, ou esteja completo mas possa estar grande demais. Não existe uma maneira para suportar completamente isso no SIP.
  9. O IAX sempre envia DTMF fora de banda de sorte que nunca existe qualquer confusão sobre qual método a ser usado.
  10. O IAX suporta transmissão de linguagem e contexto, que é muito útil em um ambiente Asterisk.

Está de bom tamanho é o que veio na mente neste momento.

 
iax_versus_sip.txt (12683 views) · Modificado em: 25/06/2007 01:56 por denis
 
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki
Powered by Joom Prosolution

Apoio


 

Blog


Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to www.voipmania.com.br:80 (Unknown error) in /var/www/portal/modules/mod_slick_rss/simplepie.inc on line 2238

fsockopen error:

Login






Perdeu a senha?
Cadastre-se agora!
Advertisement

Enquete

Meu dia a dia com o Asterisk é: